Análise SWOT de VOLKSWAGEN:

Instantâneo da empresa:

O Grupo Volkswagen, com sede em Wolfsburg, é um dos principais fabricantes de automóveis do mundo e o maior fabricante de automóveis da Europa e Ásia-Pacífico. O Grupo oferece doze marcas vencedoras. A WV vendeu 6 milhões de unidades de veículos para o ano de 2016 em todo o mundo.

Ano da Incorporação: 1937 A empresa está sediada em Wolfsburg, Alemanha.

CEO: Matthias Müller

Website: http://www.volkswagenag.com

Vendas: 240 bilhões de dólares

Marcas da Volkswagen:

Volkswagen
Audi
Assento
SKODA
BENTLEY
BUGATTI
LAMBORGHINI
PORSCHE
DUCATI
VEÍCULOS COMERCIAIS WV
SCANIA
HOMEM
Volkswagen Financial Services

Principais contribuidores de marca:

Audi - 1,9 milhão de unidades vendidas em 2016.

Skoda - 1 milhão de unidades vendidas em 2016.

Análise SWOT de VOLKSWAGEN:

Pontos Fortes na Análise SWOT da Volkswagen:

Cobertura Geográfica: Com Operações em todo o mundo, a WV tem 120 instalações de produção 5 na América do Norte, 9 na América do Sul, 71 na Europa, 4 na África e 31 na Ásia. Com unidades de produção em todo o mundo, seus controles de entrega e custo adicionam uma vantagem distintiva no segmento premium.

Audi: a vaca leiteira do Grupo Volkswagen, a Audi, que responde por cerca de 27% do total de vendas com Unidades de Vendas de mais de 1.500. Esta marca da VW é apenas ao lado da Volkswagen Passenger Cars, seu maior portfólio, que representa 48% do total da receita enquanto contribui para as 4.4k Units vendidas em 2016, impulsionadas principalmente pelo crescimento do mercado da região Ásia-Pacífico.

Bentley, Bugatti, Lamborghini & Ducati: As marcas exóticas, que foram metodicamente adquiridas uma após a outra pela Piech, são consolidadas em unidades maiores, de modo que poucos detalhes financeiros são fornecidos.

Porsche: Outro cinturão de grupos de VW da Sunder da marca premium se juntou ao grupo em 2013. O crescimento está crescendo em torno de 5-10% em relação ao ano anterior. Este terceiro maior contribuinte da VW para o total de unidades de vendas.

Skoda: Desde que foi adquirida em 1993, a Brand Skoda agregou grande valor ao grupo VW tanto em termos de ofertas de produtos quanto em valor de marca.

Fraqueza na análise SWOT da Volkswagen:

Europa: a Europa Ocidental é um dos nossos principais mercados de vendas. Um declínio nos preços devido ao clima econômico provocado pela queda na demanda nessa região teria um impacto particularmente forte sobre os ganhos da Companhia.

Marca VW

A flagship marque é um participante dominante na Europa Ocidental, na China e no Brasil, mas ainda está muito atrás dos concorrentes nos mercados americano, russo e indiano.

Assento

A subsidiária espanhola é um dos poucos elos fracos do Grupo VW. Múltiplas tentativas foram feitas em posicionar com sucesso o Seat dentro do estábulo de oito marcas de carros, tudo até agora em vão. Em grande parte dependente de seu mercado doméstico, a marca tem sido frequentemente vista como um fracasso de ser desativada. Observadores da indústria especularam que a Seat poderia ser substituída pela Alfa Romeo, caso Piech já tenha retirado o ícone italiano subalavancado do alcance da Fiat. A Seat, que espera vender 500 mil carros até 2018, teve um prejuízo operacional de cerca de 150 milhões de euros no ano passado.

VW commercial, MAN & Scania:

A falida oferta de aquisição da MAN pela Scania, aliada sueca da VW, em 2006, levou a montadora alemã a comprar uma participação na MAN. A Volkswagen expandiu constantemente sua participação acionária em ambos os fabricantes de esteiras e agora garantiu o controle total. No entanto, as relações entre os dois rivais de caminhão têm sido frias e a VW tem ficado insatisfeita com o progresso na obtenção de sinergias significativas, mudando repetidamente os executivos para enviar uma mensagem. Ciclos de produto são tipicamente o dobro do tempo na indústria de caminhões, então pode levar muitos anos até que a VW possa extrair mais valor de suas compras.

Oportunidades na análise SWOT da Volkswagen:

Mercados presentes e futuros: A China é atualmente o maior mercado para a VW e cresce de forma constante e oferece grande adequação estratégica à concorrência. Manter a posição de liderança na China é a oportunidade para a VW estabilizar seus mercados desleixados. A Índia, por outro lado, oferece uma demanda geopolítica e estável para o grupo, que é vista como um motor de crescimento futuro para a VW. Com a segurança sendo considerada como parâmetro chave em veículos de passageiros, a VW tem sua própria vantagem nos próximos anos.

Ásia: O mercado do WV Asia Pacific está crescendo em torno de 10% nos últimos 3 anos, o que é apenas próximo ao forte mercado europeu, com vendas de 4,3 milhões de unidades para o ano de 2016. A Europa contribui para cerca de 4,3 milhões de unidades e cresce a 2+ por cento se o crescimento WV na Ásia continuar da mesma forma que a Ásia será seu maior mercado em volume.

EV: Hoje, no futuro do automóvel, os Veículos Elétricos (EV), com todos os principais concorrentes, estão focados em P & D no campo para estarem prontos para o futuro. A VW estabeleceu sua própria estratégia de 2025. Com o seu futuro programa "TOGETHER - Strategy 2025", o Grupo almeja uma posição de liderança em mobilidade sustentável.

Ameaças na análise SWOT da Volkswagen

Preocupações crescentes sobre o veículo a diesel: As montadoras de todo o mundo estão em um futuro incerto, dadas as prioridades da Changing Global quanto ao uso de combustível fóssil para a mobilidade, particularmente em veículos a diesel. A Volkswagen enfrenta um desafio maior no segmento, já que os veículos premium são movidos a diesel e precisam mudar o mais rápido possível para lidar com as mudanças climáticas e seu impacto nos veículos a diesel.

América do Sul: As vendas de WV na América do Sul estão em constante declínio na taxa de cerca de 25% em relação ao ano anterior, onde a participação de mercado é insignificante e aquisições como a da SEAT ajudaram a WV a fazer incursões no mercado.

Concorrência: A VW é desafiada no passado recente de vários motivos de segurança e problemas de diesel na América do Norte, que atingiram a marca em termos de valor e desempenho. O caminho à frente parece ser mais desafiador, já que em Future Growth o driver é claramente EV, onde jogadores como o TESLA fizeram grandes incursões em todos os possíveis pontos de contato automotivo.

Ser capaz de desenvolver produtos futuros com capital de infraestrutura intensivo e até que ponto a VW pode assumir esse desafio e ainda manter seu domínio de mercado precisa ser vista nos próximos anos.

 

Sharing is caring!

Author: dwapp